Zilka Salaberry

Zilka Salaberry – atriz, biografia, idade, filho, vida pessoal, carreira

Zilka Nazareth de Carvalho nasceu no dia 31 de maio de 1917 no Rio de Janeiro. A atriz brasileira ficou nacionalmente conhecida pela personagem Dona Benta, na série infantojuvenil “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Em 2005, ela faleceu por insuficiência renal em um hospital no Rio de Janeiro.

Sumário

Perfil

  • Nome artístico: Zilka Salaberry
  • Nome completo: Zilka Nazareth de Carvalho
  • Data de nascimento: 31 de maio, 1917
  • Data de falecimento: 10 de marco, 2005
  • Signo: Gêmeos
  • Idade quando morreu: 88 anos
  • Filho: Mário Geraldo Sallaberry

Vida Pessoal

Zilka Salaberry

Filha da atriz e radialista Luiza Nazareth e do comediante João Carvalho, ela é irmã das atrizes Alair Nazareth e Lourdes Mayer. Zilka nasceu e cresceu no Rio de Janeiro em meio à uma família de artistas, logo, ela foi influenciada pela família para seguir a carreira artística. O avô de Zilka, Cândido Nazareth, foi responsável pela criação da Casa dos Artistas.

Com apenas 14 anos de idade, a geminiana casou-se com o ator curitibano Mário Sallaberry, adotando o nome Zilka Sallaberry. O casal se conheceu através dos pais da carioca e, logo depois, tornaram-se colegas de trabalho e companheiros de vida. Da união, nasceu o escritor Mário Geraldo de Carvalho Sallaberry. Em 1949, o casal separou-se e, em 1951, o ator curitibano morreu em um acidente de carro.

Em 2005, a atriz foi internada em um hospital por insuficiência renal, infecção urinária e uma desidratação. Após 1 mês de internação, a carioca morreu em 10 de março de 2005 em decorrẽncia das doenças citadas acima. Zilka foi cremada no dia seguinte no Cemitério do Caju, local onde amigos despediram-se da atriz que perdeu o filho e o ex-marido.

Após a morte da atriz, os colegas de profissão lamentaram a sua partida. Em entrevista, o ator André Valli, intérprete de Visconde de Sabugosa, afirmou que perdeu uma grande companheira e o Brasil perdeu uma grande atriz.

Carreira

Formada em Economia, Sallaberry nunca exerceu a profissão e formou-se por insistência da família. Durante a infância, ela participava de peças teatrais realizadas em sua escola: o Colégio Santos Anjos. Após casar com o ator Mário Salaberry, ela começou a atuar em peças do Teatro Escola e conhecer atores memoráveis do nosso país, como é o caso de Cacilda Becker e Fernanda Montenegro.

Em 1950, ela trabalhou por um breve período no teatro de revista. Na época, ela foi a primeira atriz no Brasil que tirou a roupa no palco durante uma peça de teatro. Em 1956, Sallaberry estreou na televisão com os teleteatros exibidos na TV Tupi. Na emissora, ela chegou a substituir a atriz Fernanda Montenegro e, depois disso, sentiu uma dor de cabeça por oito dias.

Em 1967, a carioca saiu da TV Tupi e assinou contrato com a TV Globo. Na emissora, ela atuou nas telenovelas “A Rainha Louca” (1967), “Irmãos Coragem” (1970) e outras novelas icônicas. Somente em 1977, ela interpretou a personagem Dona Benta no programa “Sítio do Pica Pau Amarelo” e tornou-se conhecida em todo o país.

Fatos e Curiosidades

  • Na década de 1950, a atriz participou de uma peça ousada em que apresentava-se apenas de calcinha e sutiã e, depois, retirava o sutiã no palco e de costas para o público. Com isso, ela tornou-se a primeira atriz no Brasil que tirou a roupa em pleno palco.

Leia biografias de mais atores e atrizes.

Última atualização em 2 de março de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *