Sabrina Fernandes

Sabrina Fernandes – biografia, vida pessoal, carreira, fatos e curiosidades

Última atualização em 28 de dezembro de 2022

Sabrina da Fonseca Borges Fernandes, mais conhecida como Sabrina Fernandes, nasceu em 26 de julho de 1988, na cidade de Goiânia, capital de Goiás. A socióloga brasileira é conhecida pelo “Tese Onze”, seu canal no YouTube. 

Sumário

Vida Pessoal

Sabrina Fernandes

Sabrina começou a estudar inglês aos 13 anos de idade e, com apenas 16 anos de idade, já ministrava aulas do idioma. Com isso, conquistou uma bolsa de estudos para o Canadá e viveu no país durante a graduação. Em 2015, a goiana voltou ao Brasil por conta do ativismo e vida pessoal.

Sabrina foi casada com Thiago Avila, socioambientalista e produtor do canal de YouTube “Bem Vivendo”. Durante a união, o casal era frequentemente visto em manifestações populares e em vídeos produzidos por eles no YouTube. Em 2021, Thiago chegou a ser preso durante uma ação de despejo no Distrito Federal. Por conta disso, Sabrina e outros youtubers engajados politicamente, como é o caso de Laura Sabino, fizeram campanha para a soltura do influenciador em suas redes sociais.

Carreira

Formada em Economia pela Universidade St. Thomas, no Canadá. Fernandes seguiu a carreira acadêmica e tornou-se mestra em Economia Política com a tese “A indústria de cursinhos e o avanço da agenda neoliberal de educação no Brasil: estudo de caso em Goiânia” pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2017, a socióloga tornou-se youtuber com a criação do canal “Tese Onze”. Inicialmente, o projeto era voltado para abordar os elementos de sua pesquisa acadêmica. Com o decorrer do canal e o seu respectivo sucesso, Fernandes ampliou os temas abordados no canal ao referenciar Karl Marx e outros tantos assuntos.

O nome do projeto “Tese Onze” surgiu da décima primeira tese de Karl Marx em “Teses sobre Feuerbach” em que ele afirma que: “Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Dessa forma, podemos entender que o projeto de Fernandes é voltado para democratizar a política a fim de movimentar a população em busca de mudanças na sociedade. 

Em 2019, Fernandes lançou o seu primeiro livro intitulado “Sintomas mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira”. Na obra, a socióloga aborda a crise política que ocorre no Brasil desde 2014. Além disso, ela explica o movimento de despolitização da sociedade e a fragmentação da esquerda brasileira com base em sua tese de mestrado.

Em 2020, ela publicou o seu segundo lugar. A obra “Se quiser mudar o mundo” é voltada para os leigos em política que tenham interesse em aprender sobre o assunto. Atualmente, Fernandes é influenciadora digital, youtuber e colunista da Jacobin, uma revista de Nova York.

Fatos e Curiosidades

  • Em 2018, Sabrina Fernandes venceu o “Prêmio Tese Destaque”, voltado para a valorização de estudantes de pós-graduação, com a tese “Crise de Práxis: Fragmentação da Esquerda e Despolitização no Brasil”;
  • Durante as eleições de 2018, Sabrina e Thiago Avila fizeram campanha pelo candidato Haddad na “Banquinha da Democracia”, em uma rodoviária em Brasília. O casal afirmou que conseguiu virar cerca de 150 votos na ocasião.

Redes Sociais

  • YouTube: @TeseOnze
  • Facebook: /teseonze
  • Instagram: @teseonze
  • Twitter: @safbf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.