Renata Vasconcellos

Renata Vasconcellos – biografia, irmã, vida pessoal, carreira, curiosidades

Última atualização em 14 de dezembro de 2022

Renata Fernandes Vasconcellos nasceu no dia 10 de junho de 1972 no Rio de Janeiro. Atualmente ela tem 51 anos. A jornalista tem ampla experiência no telejornal e, atualmente, é âncora e editora executiva do telejornal “Jornal Nacional”, na TV Globo.

Vida Pessoal

Renata Vasconcellos

Nascida no Rio de Janeiro, Renata é filha de um engenheiro civil e uma advogada: Renato da Fonseca Vasconcellos e Fernanda Saraiva Fernandes. Ela tem uma irmã gêmea, Lanza Matta, que trabalha como estilista. O irmão da jornalista é empresário e chama-se Rodrigo Vasconcellos.

Renata começou a carreira profissional atuando como modelo e figurante em algumas novelas, como foi o caso da novela “A Próxima Vítima” escrita por Sílvio de Abreu e exibida em 1995 na TV Globo. Além disso, ela também foi modelo em anúncios publicitários e, inclusive, trabalhou em uma campanha publicitária da Coca-Cola.

A carioca foi casada com Haroldo Mac Dowell, empresário do mercado financeiro, por 13 anos. Da união, nasceram os filhos Antônio e Miguel. Em 2010, o casal divorciou-se. Em 2014, Renata casou, outra vez, com Miguel Athayde, diretor de jornalismo na Globo News.

A jornalista é conhecida por ser discreta em sua vida pessoal, logo, a união com Miguel Athayde foi mantida longe das redes sociais ou mídia por cerca de 7 anos. Entretanto, a carioca acabou revelando o casamento em uma entrevista à Revista Contigo em 2015.

Com 50 anos de idade, Renata é casada com Miguel Athayde e é mãe de Antônio e Miguel.

Carreira

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a jornalista iniciou a carreira na década de 90 como apresentadora do telejornal “Em cima da Hora”, exibido na Globo News.

Na emissora, cobriu eventos marcantes pelo mundo, tais como a morte da Princesa Diana e chegou a entrevistar o estilista Yves Saint Laurent. Em 1997, Vasconcellos foi transferida para o canal aberto da Rede Globo, a TV Globo, e passou a apresentar o telejornal “Jornal Hoje” em momentos pontuais.

No começo da década de 2000, apresentou um quadro sobre direitos do consumidor no “Fantástico” e assumiu a bancada do “Bom dia Brasil” em parceria com o jornalista Renato Machado e, posteriormente, com o jornalista Chico Pinheiro. Em 2005, Vasconcellos foi escalada para apresentar o “Jornal Nacional” eventualmente. No telejornal noturno, ela apresentou as notícias do desastre ambiental em Teresópolis e o incêndio na Boate Kiss.

Em 2013, a jornalista cobriu a visita do Papa Francisco ao Brasil no “Jornal Nacional”. Em outubro do mesmo ano, ela assumiu a apresentação do “Fantástico” em parceria com o jornalista Tadeu Schmidt. No ano seguinte, 2014, ela assumiu a bancada do “Jornal Nacional” em parceria com William Bonner. No principal telejornal da emissora, ela atua como âncora e editora executiva e recebe um salário que gira em torno de R$ 400 mil reais por mês.

Fatos e Curiosidades

  • Com seu visual sofisticado, a jornalista corta o cabelo acima dos ombros e possui fios mais claros devido a reflexos dourados ou quentes. Como finalização, Renata geralmente usa uma escova modelada com volume na raiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.