Octavio Guedes – jornalista,biografia, idade, filha, carreira

Octavio Guedes

Octavio Massa Bragnoli Guedes nasceu no dia 21 de novembro de 1966 no Rio de Janeiro. O jornalista brasileiro ficou nacionalmente conhecido como comentarista de política na GloboNews. Atualmente, o jornalista é comentarista de política em telejornais na GloboNews.

Conheça a biografia do Octavio Guedes neste artigo.

Perfil

  • Nome artístico: Octavio Guedes
  • Nome completo: Octavio Massa Bragnoli Guedes
  • Profissão: jornalista
  • Data de nascimento: 21 de novembro, 1966
  • Idade: 57 anos
  • Altura: ND
  • Signo: Escorpião
  • Filha: Eva (nascida em 2021)
  • Rede social: Instagram

Vida Pessoal

Octavio Guedes

Filho da professora Lucy Massa Guedes e do capitão do Exército Jackson Bragnoli Guedes, Octavio nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. O carioca aprendeu a ler cedo e, durante a infância, lia o jornal para o pai enquanto ele fazia a barba. Em entrevista ao Memória Globo, ele conta que era especialista em Arena e MDB aos 10 anos de idade.

Após ser cassado pelo Regime Militar, Jackson Guedes tornou-se professor de geografia. Segundo Octavio, o pai desejava que ele se tornasse um advogado, no entanto, ele já sentia desejo em seguir no jornalismo. Na época do Ensino Médio, Jackson levou Octávio para conhecer a redação da Tribuna do Norte e o escritório do advogado criminalista Evaristo de Moraes.

Em 2021, o jornalista anunciou o nascimento da filha Eva em suas redes sociais. Na ocasião, o sagitariano aparece ao lado de dois jovens e com a família no colo.

Carreira

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), começou a carreira como estagiário na Tribuna do Norte. Em seu primeiro dia de trabalho, o editor do jornal entregou a redação nas mãos de Guedes, sem experiência na área, após passar mal. Em entrevista ao Memória Globo, o jornalista revelou que foi orientado por Antonio Moraes, editor na época, para realizar as tarefas do dia. Ainda assim, ele conta que ficou tão nervoso que nem sequer foi à faculdade neste dia.

Guedes também foi estagiário no jornal “O Fluminense”. Na época, ele ia à São Gonçalo para conversar com os moradores e escrever sobre as suas demandas sociais. Com isso, o jornalista ficou ciente dos problemas sociais das comunidades. Em seguida, o estudante de jornalismo entrou em um estágio no jornal “O Povo”, no entanto, ele logo saiu da empresa.

Na década de 90, entrou como jornalista formado no Jornal do Brasil. Na ocasião, Guedes foi contratado logo após a demissão do editor-chefe. Com isso, assumiu uma reportagem sobre uma fábrica de medicamentos caseira localizada em um estábulo. Devido à sensibilidade na cobertura, garantiu o emprego e ainda teve a matéria na capa do impresso.

Posteriormente, trabalhou por um curto período nos impressos “O Globo” e “O Dia”. No jornal “O Dia”, publicou uma matéria sobre um soldado da PM que foi condenado pela Chacina da Candelária (1993) e revelou a sua inocência por meio de uma investigação cautelosa.

Em 1998, criou o Jornal Extra em parceria com Renato Maurício Prado, Bruno Thys e Eucimar de Oliveira. Em 2007, já era um jornal consolidado no Rio de Janeiro e, no mesmo ano, lançaram uma versão online chamada Extra Online. Em 2013, Guedes assumiu o “CBN Rio” em parceria com a jornalista Lilian Ribeiro.

Em 2015, o jornalista saiu da CBN e assinou contrato com a GloboNews. Desde 2017, o jornalista participa do programa “Estúdio I” e do telejornal “Bom dia, Rio” como comentarista de política.

Fatos e Curiosidades

  • Em 2019, Guedes lançou o livro “Essa república vale uma nota – Histórias do Brasil”. Na obra, o autor conversa com o leitor sobre temas recorrentes na política brasileira, tais como o medo do comunismo e o combate à corrupção por meio de uma abordagem bem-humorada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *