Natuza Nery

Natuza Nery – quem é, biografia, idade, vida pessoal, carreira, fatos

Última atualização em 6 de dezembro de 2022

Natuza Nery nasceu no dia 28 de abril de 1977 na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo. Em 2023, ela tem 46 anos. A jornalista trabalhou na mídia impressa e, atualmente, é comentarista de política na televisão e na internet. Ela ficou nacionalmente conhecida após participar do quadro “Meninas do Jô”, no talk show de Jô Soares.

Sumário

Vida Pessoal

Natuza Nery globonews

Nascida em São Paulo, Natuza mudou-se para Recife (PE) com a mãe, Dilene Bârreto, com apenas dois anos de idade. Com isso, morou na capital pernambucana até os dez anos de idade. Durante a adolescência, ficou entre São Paulo e Recife – para onde voltou com quinze anos e só foi embora ao alcançar a maioridade.

Em entrevista, a paulistana contou que era chamada de “Meduza” na época da escola. Segundo ela, não ser a mais bonita ou a mais inteligente fez com que ela se tornasse engraçada na roda de amigos e, com isso, tornou-se uma “banana disfarçada” durante a infância.

Em julho de 2022, o pai de Natuza, Neuber Rodrigues Nery, morreu de forma súbita em São Paulo. Por conta disso, a jornalista foi substituída por Andréia Sadi para entrevistar o político Ciro Gomes durante a Central das Eleições. Nas redes sociais, a paulistana externou a sua profunda tristeza e, também, agradecimento ao apoio da GloboNews e dos colegas da redação.

Carreira

Formada em Jornalismo pelo CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília), a jornalista iniciou a carreira na Reuters, agência de notícias, cobrindo o agronegócio e a economia. Na empresa, noticiou o caso do Mensalão, o terremoto do Haiti em 2010, dentre outras notícias.

Em 2010, Nery migrou para o jornal “Folha de S. Paulo” e passou a cobrir as notícias do governo federal e Congresso Nacional. Em 2013, a jornalista foi premiada com o “Prêmio CNI de Jornalismo” por uma série de reportagens que demonstraram o desempenho econômico de alguns municípios e regiões no Brasil.

Simultaneamente, participou do quadro “Meninas do Jô”, onde as mulheres do jornalismo comentavam as principais notícias de política e economia da semana, no Programa do Jô (TV Globo).

Em entrevista ao UOL, a jornalista contou que o quadro abriu as portas para ela na televisão. Além disso, ela relata que cultivou uma amizade com o apresentador Jô Soares e que as aparições em seu programa mudaram o seu rumo profissional.

Com o sucesso do quadro “Meninas do Jô”, Nery saiu da mídia impressa na “Folha de S. Paulo” e migrou para a televisão ao assinar contrato com a Rede Globo. Na emissora, está trabalhando como comentarista de política na Globonews, podcaster no “Papo de Política” e colunista no “Blog da Natuza Nery”.

O podcast “Papo de Política” é apresentado por quatro jornalistas – Maria Júlia Coutinho, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Natuza Nery – e trata sobre as principais notícias da semana na política brasileira. Na segunda temporada, a jornalista considera-o como uma forma de democratizar a conversa sobre política para o público em geral.

Fatos e Curiosidades

  • Antes de cursar Jornalismo, Nery entrou no curso de “Desenho Industrial” no Mackenzie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.