Natuza Nery – quem é, biografia, idade, vida pessoal, carreira, fatos

Natuza Nery

Natuza Nery nasceu no dia 28 de abril de 1977 na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo. Em 2023, ela tem 46 anos. A jornalista trabalhou na mídia impressa e, atualmente, é comentarista de política na televisão e na internet. Ela ficou nacionalmente conhecida após participar do quadro “Meninas do Jô”, no talk show de Jô Soares.

Sumário

Vida Pessoal

Natuza Nery globonews

Nascida em São Paulo, Natuza mudou-se para Recife (PE) com a mãe, Dilene Bârreto, com apenas dois anos de idade. Com isso, morou na capital pernambucana até os dez anos de idade. Durante a adolescência, ficou entre São Paulo e Recife – para onde voltou com quinze anos e só foi embora ao alcançar a maioridade.

Em entrevista, a paulistana contou que era chamada de “Meduza” na época da escola. Segundo ela, não ser a mais bonita ou a mais inteligente fez com que ela se tornasse engraçada na roda de amigos e, com isso, tornou-se uma “banana disfarçada” durante a infância.

Em julho de 2022, o pai de Natuza, Neuber Rodrigues Nery, morreu de forma súbita em São Paulo. Por conta disso, a jornalista foi substituída por Andréia Sadi para entrevistar o político Ciro Gomes durante a Central das Eleições. Nas redes sociais, a paulistana externou a sua profunda tristeza e, também, agradecimento ao apoio da GloboNews e dos colegas da redação.

Carreira

Formada em Jornalismo pelo CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília), a jornalista iniciou a carreira na Reuters, agência de notícias, cobrindo o agronegócio e a economia. Na empresa, noticiou o caso do Mensalão, o terremoto do Haiti em 2010, dentre outras notícias.

Em 2010, Nery migrou para o jornal “Folha de S. Paulo” e passou a cobrir as notícias do governo federal e Congresso Nacional. Em 2013, a jornalista foi premiada com o “Prêmio CNI de Jornalismo” por uma série de reportagens que demonstraram o desempenho econômico de alguns municípios e regiões no Brasil.

Simultaneamente, participou do quadro “Meninas do Jô”, onde as mulheres do jornalismo comentavam as principais notícias de política e economia da semana, no Programa do Jô (TV Globo).

Em entrevista ao UOL, a jornalista contou que o quadro abriu as portas para ela na televisão. Além disso, ela relata que cultivou uma amizade com o apresentador Jô Soares e que as aparições em seu programa mudaram o seu rumo profissional.

Com o sucesso do quadro “Meninas do Jô”, Nery saiu da mídia impressa na “Folha de S. Paulo” e migrou para a televisão ao assinar contrato com a Rede Globo. Na emissora, está trabalhando como comentarista de política na Globonews, podcaster no “Papo de Política” e colunista no “Blog da Natuza Nery”.

O podcast “Papo de Política” é apresentado por quatro jornalistas – Maria Júlia Coutinho, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Natuza Nery – e trata sobre as principais notícias da semana na política brasileira. Na segunda temporada, a jornalista considera-o como uma forma de democratizar a conversa sobre política para o público em geral.

Fatos e Curiosidades

  • Antes de cursar Jornalismo, Nery entrou no curso de “Desenho Industrial” no Mackenzie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *