Marcos Uchôa Cavalcanti nasceu no dia 01 de julho de 1958 no Rio de Janeiro. O jornalista brasileiro ficou nacionalmente conhecido pela cobertura de esportes na televisão. Em 2022, ele cobriu a Copa do Mundo no Catar para as mídias sociais do Portal Lance!.
Ele se casou com Tereza e tem três filhos. A sua vida pessoal e profissional é abençada com felicidades.
Perfil
- Nome artístico: Marcos Uchôa
- Nome completo: Marcos Uchôa Cavalcanti
- Profissão: Jornalista
- Data de nascimento: 1 de julho, 1958
- Idade: 65 anos
- Signo: Câncer
- Esposa: Tereza
- Rede social: Instagram
Vida Pessoal
De família pernambucana, ele é filho do sociólogo Pedro Celso Uchoa Cavalcanti Neto e de Norma Saad. Durante o regime militar, o pai de Marcos foi exilado e viajou para muitos países a fim de encontrar o pai, tais como os Estados Unidos, Portugal e França. Por conta disso, aprendeu muitos idiomas, como é o caso do inglês, francês, italiano e russo.
Durante uma transmissão ao vivo no Globo Esporte, o jornalista mostrou uma foto do filho Gustavo com Pelé, o rei do futebol. Na ocasião, chegou a se emocionar e revelou que o filho era muito bom de bola. O leonino é casado e tem três filhos com a esposa.
Não tem muita informação sobre a esposa dele, mas o nome da esposa do Marcos é Tereza. Eles se conhecem quando tiham 19 anos (ambos têm mesma idade). Confira o tweet Marcos postou no seu twitter em 2022:
Sou casado por mais tempo que isso, (dei sorte) tenho três filhos e uma netinha.
Tive uma carreira de certa forma privilegiada por ter viajado muito e conhecido pessoas e lugares sensacionais.
Fui correspondente por 11 anos em Londres e quatro em Paris.
Twitter do Marcos Uchôa
Carreira
Formado em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), ele chegou a cursar um ano de Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e dois anos de Medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 1983, estreou como jornalista na TV Manchete, emissora onde estagiou na editoria de Esportes.
Em 1984, foi enviado para Los Angeles a fim de cobrir os Jogos Olímpicos de 1984. Na emissora, também cobriu a Copa do Mundo de 1986, realizada no México. Em 1987, saiu da emissora e cobriu as férias da repórter esportiva Isabela Scalabrini. Com o sucesso da experiência, foi contratado pela emissora e produziu matérias para o Globo Esporte e o Esporte Espetacular.
Fez parte da cobertura das Olimpíadas de 1988, os Jogos Olímpicos de 1992, a Copa do Mundo de 1990 e outros eventos esportivos. Em 1996, demitiu-se da emissora a fim de passar um período mais próximo da família. Nessa época, viveu com a família em Londres por cerca de um ano e meio.
Em 2000, retornou à TV Globo enquanto correspondente internacional em Londres. Na época, cobriu as corridas de Fórmula 1 e também começou a cobrir outros assuntos para além do esporte. No “Jornal Nacional”, Uchôa cobriu a Guerra do Iraque, a Copa do Mundo de 2002 e a viagem do astronauta Marcos Pontes para a lua.
Com cerca de 34 anos da Rede Globo, o jornalista saiu da emissora com um patrimônio que gira em torno de R$ 2,2 milhões de reais. De acordo com o UOL, os repórteres esportivos da emissora chegaram a receber cerca de R$ 130 mil reais por mês. Em entrevista ao UOL, o jornalista afirmou que votaria em qualquer candidato para derrotar Bolsonaro nas urnas. Em 2022, o jornalista cobriu a Copa do Mundo no Catar para as mídias sociais do Portal Lance!, especializado em esportes.
Fatos e Curiosidades
- Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o carioca se candidatou a deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2022. Porém, o jornalista desistiu da candidatura devido à falta de recursos para custear a campanha. Nas redes sociais, ele contou que não recebeu nenhum valor para custear a campanha, mesmo após a promessa do presidente de seu partido, Alessandro Molon;
- Mesmo após decidir pela candidatura a deputado federal, Uchôa recebeu cerca de 850 votos e, nas redes sociais, afirmou que o seu apoio ao candidato Alexandre Saraiva.