Maju Coutinho

Maju Coutinho – biografia, idade, vida pessoal, carreira, curiosidades

Última atualização em 7 de dezembro de 2022

Maria Júlia Coutinho Portes nasceu no dia 10 de agosto de 1978 na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo. A jornalista já trabalhou como repórter e garota do tempo em telejornais. Atualmente, ela tem 44 anos de idade e apresenta o programa “Fantástico” ao lado de Poliana Abritta na TV Globo.

Sumário

Vida Pessoal

Maju Coutinho jornalista

A paulistana é filha de dois educadores, Zilma Coutinho e João Raimundo Coutinho, e cresceu em uma família de classe média. A profissão dos pais influenciou-a a querer ser professora, entretanto, ela optou pela carreira na comunicação. Em entrevista ao programa “Altas Horas”, os pais de Maju relataram que, na infância, ela costumava brincar de apresentadora de telejornal.

Em 2009, Maria Júlia casou com o publicitário Agostinho Paulo Mouro e, desde então, continuam juntos. Em entrevista à Rádio Globo, ela contou que congelou os seus óvulos e, por enquanto, não pretende ser mãe. No entanto, ela enfatizou que gosta muito de crianças, mas ainda não sente vontade de engravidar e que o marido vem apoiando a sua decisão.

Em 2019, Maju foi vista rezando em uma igreja católica em Ipanema (RJ) ao lado do marido. Em entrevista ao “Jornal O Dia”, ela contou que sua família é católica e que ela faz orações e agradecimentos, com frequência, no dia-a-dia.

Em 2021, a paulistana fez um exame de DNA para descobrir a sua ancestralidade. No exame, ela descobriu que sua origem é 73,4% do continente africano, 22,7% do continente europeu e apenas 3,9% da América Central.

Carreira

Formada em Comunicação Social na Faculdade Cásper Líbero, ela é habilitada em Jornalismo desde 2002. Durante a graduação, trabalhou como produtora, pauteira e repórter de televisão em um estágio na TV Cultura (Fundação Padre Anchieta). Após o estágio, foi contratada pela emissora e apresentou os telejornais “Jornal da Cultura” e o “Cultura Meio-Dia”.

Em 2007, a jornalista saiu da TV Cultura e assinou contrato com a TV Globo. Na emissora, voltou a trabalhar enquanto repórter e, em 2013, assumiu o cargo de “garota do tempo” nos telejornais “Jornal Hoje” e “Jornal Nacional”. Além disso, foi apresentadora eventual do “Hora Um da Notícia”, “Bom dia Brasil”, “Fantástico” e “Jornal Nacional”.

Em 2016, Coutinho foi eleita pela equipe do jornal “O Globo” como a personalidade do ano. Em 2021, a jornalista assumiu a apresentação do programa dominical “Fantástico” após o jornalista Tadeu Schmidt assumir a apresentação do reality show “Big Brother Brasil”. Com isso, esta é a primeira vez que o programa é apresentado por duas mulheres.

Além da televisão aberta, a jornalista também integra a programação do canal por assinatura GNT. Em 2018, ela entrou no elenco do programa “Saia Justa”, talk show voltado para discussões contemporâneas entre mulheres.

Fatos e Curiosidades

  • Maju cursou um ano da graduação em Pedagogia na USP, mas desistiu do curso e migrou para o Jornalismo;
  • Coutinho foi a primeira “garota do tempo” negra na TV Globo;
  • De acordo com o Jornal Extra, o salário da jornalista era de R$ 60 mil reais em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.