Juliana Rosa

Juliana Rosa – jornalista, biografia, vida pessoa e carreira, fatos e curiosidades

Última atualização em 16 de novembro de 2022

Juliana Rosa Monteiro nasceu em 17 de março de 1977 no Rio de Janeiro. Formada em Jornalismo, ela tornou-se especialista em economia e atuou na TV Globo e, atualmente, trabalha no Grupo Bandeirantes. A jornalista é conhecida pela linguagem simples na comunicação sobre o assunto complexo que é a economia.

Sumário

Vida Pessoal

vida pessoal Juliana Rosa

Juliana nasceu no Rio de Janeiro no fim da década de 70. Sua família é composta por educadores e, segundo ela, isso influenciou o seu trabalho enquanto jornalista. Casada com o historiador Fernando Monteiro e mãe de Gabriel, a profissional concilia a vida profissional com a maternidade.

Em texto publicado num site sobre gravidez e maternidade, a jornalista relata uma experiência que colocou em choque os seus papéis de mãe e jornalista. Na situação, Juliana precisou ausentar-se de casa por 1 mês por conta do trabalho e sofreu com uma série de preocupações relacionadas ao funcionamento da casa e rotina do filho. Apesar do dilema, a jornalista seguiu com o seu trabalho e a mãe aprendeu que pode delegar tarefas a outras pessoas.

Em julho de 2022, o Grupo Bandeirantes divulgou um programa de entrevistas com o casal Juliana Rosa (45) e Nando Monteiro (46). O programa “O que é ser brasileiro?” recebe este nome em referência à última pergunta dirigida aos entrevistados no programa.

Carreira

carreira Juliana Rosa

Formada em 1998 na Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro, Juliana Rosa começou a sua carreira como repórter em 1997 na Rádio Tupi. Já entre 1998 e 2000, a comunicadora trabalhou na Gazeta Mercantil, no Jornal do Commercio e no site de investimento InvestShop.

Com 24 anos de idade, Juliana foi contratada pela TV Globo e atuou na emissora enquanto jornalista econômica por 20 anos. Na emissora, foi apresentadora do programa Conta Corrente e comentarista de economia na GloboNews. A jornalista foi premiada duas vezes, Maxpress/Jornalistas & CIA, pela apresentação do Conta Corrente na GloboNews.

Durante o tempo em que trabalhou na Globo, desenvolveu uma linguagem voltada para a educação econômica dos telespectadores, o que a tornou uma profissional renomada na área. Por conta disso, a comunicadora passou a realizar palestras para treinamento interno.

Em 2021, a especialista em economia deixou a TV Globo após 20 anos de contrato e assinou contrato com o Grupo Bandeirantes. Atualmente, Juliana Rosa é comentarista no Jornal da Band e na Band News. Além disso, ela atualiza os ouvintes da Rádio Bandeirantes e da Band News FM das notícias do dia voltadas para a economia.

Fatos e Curiosidades

  • Juliana ensinou o filho a andar de bicicleta sem rodinhas;
  • A especialista em economia trabalhou por 4 anos com a jornalista econômica Miriam Leitão;
  • A comunicadora atua como palestrante sobre educação econômica por conta da sua linguagem simples no jornalismo;
  • Juliana possui uma relação afetuosa com o filho e sempre fala de Gabriel em suas redes sociais;
  • Ela é casada há 26 anos com o historiador, músico e apresentador Nando Monteiro.

Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.