Iza

Iza – perfil, biografia, idade, altura, peso, namorado, fatos e curiosidades

Última atualização em 18 de janeiro de 2023

Isabela Cristina Correia de Lima Lima nasceu no dia 3 de setembro de 1990 no Rio de Janeiro. A cantora brasileira ficou conhecida pela música “Dona de Mim”, lançada em 2018. Com 32 anos de idade, Iza também é jurada do reality show de música “The Voice Brasil”, exibido na TV Globo.

Sumário

Perfil

Isabela Cristina Correia de Lima Lima
  • Nome artístico: IZA
  • Nome completo: Isabela Cristina Correia de Lima Lima
  • Data de nascimento: 3 de setembro, 1990
  • Signo: Virgem
  • Idade: 33 anos
  • Altura: 1,76m
  • Peso: –
  • Esposo: Sérgio Santos (casado em 2018)

Vida Pessoal

iza

Filha da professora de música Isabel Cristina Lima e do militar Djama Leite Lima, a carioca nasceu no bairro de Olaria, no Rio de Janeiro. Seus pais são primos de segundo grau. A família mudou-se para a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte em 1998.

Na capital potiguar, Isabela estudou no Colégio Salesiano. Durante a infância e adolescência, a carioca foi vítima de racismo e sempre alisava o cabelo para diminuir os comentários preconceituosos. Ela alisou o cabelo até os 19 anos de idade e depois seguiu para transição capilar.

Em 2018, Isabela casou-se com o produtor musical Sérgio Santos em uma cerimônia íntima na Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro. O casal se conheceu em um estúdio de gravação e tornaram-se amigos. Com o tempo, começaram a namorar e construíram uma relação de cumplicidade e amor – como aponta a virginiana.

Sérgio chegou a participar do clipe da música “Sem Filtro”, onde protagonizou cenas sensuais com a carioca. Em 2022, a cantora anunciou o término do casamento nas redes sociais. Desde então, a virginiana vem sendo alvo de fofocas sobre affairs, entretanto, ela só confirmou um novo relacionamento em janeiro de 2023 ao aparecer em uma foto romântica com o jogador de futebol Yuri Lima.

Em entrevista ao podcast “Quem pode, pod”, a cantora afirmou que é demissexual, ou seja, ela precisa criar um vínculo afetivo com uma pessoa para sentir atração sexual por ela. A apresentadora do podcast, Giovanna Ewbank, também assumiu-se como demissexual durante o programa. Após a declaração, a carioca movimentou as redes sociais com dúvidas sobre a demissexualidade, comentários de identificação com ela e, até mesmo, comentários preconceituosos.

Carreira

Formada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a carioca trabalhou como editora de vídeo antes da fama. Na época, Isabela também publicava videos no YouTube, onde fazia covers de músicas de outros artistas.

Antes disso, a carioca já havia cantado em igrejas entre 14 e 19 anos de idade. Dessa forma, ela seguiu a paixão como um hobby até ser descoberta pela gravadora Warner Music. Em 2016, ela assinou contrato com a gravadora.

Na gravadora, Isabela tornou-se Iza com uma série de lançamentos e parcerias. Em 2017, Iza gravou a música “Pesadão” em parceria com Marcelo Falcão (O Rappa). No ano seguinte, ela gravou o hit “Ginga” com o rapper Rincon Sapiência. Já em abril de 2018, Iza lançou o álbum de estréia “Dona de Mim” e consolidou-se como cantora.

Em 2019, Iza assumiu o cargo de técnica no reality show “The Voice Brasil” e, no mesmo ano, estreou como dubladora no remake de “O Rei Leão” (2019). No filme, ela faz a dublagem brasileira da personagem Nala.

Fatos e Curiosidades

  • Em 2021, a cantora foi homenageada pela Mattel ao receber uma boneca Barbie inspirada nela. Na linha “Mulheres Inspiradoras”, a marca já criou bonecas da escritora Maya Angelou e da artista plástica Frida Kahlo. A cantora contou que ficou emocionada com a homenagem e sentiu representada pela boneca;
  • Iza chegou a atuar em uma série da TV Globo chamada “Nada Será Como Antes” interpretando uma cantora de rádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.