Ingrid Silva

Ingrid Silva – biografia, vida pessoal, carreira, idade, altura, fatos e curiosidades

Última atualização em 6 de janeiro de 2023

Ingrid Silva, nome completo: Ingrid Oliveira Silva, nasceu no dia 26 de novembro de 1989 no Rio de Janeiro. A bailarina brasileira ficou conhecida como a primeira brasileira da companhia norte-americana “The Dance Theatre Of Harlem”, localizada em Nova York (EUA).

Data de nascimento26 de novembro de 1989
Idade34 anos
Altura162cm
Lugar de nascimentoRio de Janeiro, RJ
SignoSagitário
Profissãobailarina brasileira

Sumário

Vida Pessoal

Ingrid Silva

Criada no Benfica, zona norte do Rio de Janeiro, Ingrid é filha de Maureny Oliveira, empregada doméstica, e um funcionário aposentado da Força Aérea Brasileira. Seu irmão, Bruno Silva, é modelo e dançarino. A sagitariana casou em 2010 com Luis Fernando Brixner, natural de Santa Cruz do Sul (RS). Em 2022, a carioca visitou o lugar que considera um refúgio devido à calmaria da cidade natal do marido.

Durante a pandemia de COVID-19, Ingrid deu à luz a sua primeira filha: Laura. Em entrevista ao Podcast da Semana (Gama Revista), a carioca contou que seu maior medo era tornar-se apenas mãe e precisar desistir da carreira por conta da maternidade. Em entrevista à Revista Quem, ela revelou o medo e contou que a maternidade lhe trouxe uma sensação de calmaria para lidar com as responsabilidades do dia a dia.

Ela ainda conta que devido ao racismo, ela sempre precisa andar com a certidão de nascimento da filha quando sai com a pequena, porque ela é mais clara que Ingrid e algumas pessoas não acreditam que seja a sua filha.

Carreira

Silva começou a carreira com 8 anos de idade. Na época, ela entrou no projeto social “Dançando para não dançar”, realizado na Vila Olímpica da Mangueira, sem muitas pretensões de trabalhar profissionalmente na área. Com 13 anos de idade, a jovem assumiu a responsabilidade de ser uma bailarina profissional e começou a ensaiar por horas e horas até tornar-se a melhor, como incentiva a mãe.

Em 2007, ela ganhou uma bolsa de estudos na “Dance Theatre Of Harlem School”. Com a oportunidade em mãos e o incentivo da família, ela embarcou para Nova York mesmo sem saber inglês. Em entrevista ao UOL, Ingrid contou que foi acompanhada pela professora do projeto no primeiro mês de aulas, entretanto, depois ela esteve sozinha nos Estados Unidos.

Após o período de estudo nesta escola, ela entrou na companhia “Dance Theatre Of Harlem” e, desde então, participou de muitas companhias gringas de ballet.  Na companhia “Dance Theatre Of Harlem”, ela aprendeu com Arthur Mitchell, fundador da companhia, a pintar sua sapatilha com a cor da sua pele. Segundo ele, o ballet é uma dança do colonizador, logo, eles enxergam o rosa claro com a cor da pele. Para mudar esta perspectiva, os alunos da escola pintam as suas sapatilhas com a sua cor da pele.

Em 2021, a bailarina lançou um livro autobiográfico chamado “A sapatilha que mudou meu mundo”. Na obra, ela conta sua trajetória de vida, seu encontro com o ballet e como a dança mudou a sua realidade social.

Fatos e Curiosidades

  • Ingrid Silva se apresentou no Festival do Futuro, realizado durante a posse do presidente Lula em 01 de janeiro de 2023;
  • A bailarina fez um ensaio fotográfico com a filha Laura, onde chegou a ser fotografada amamentando a pequena. O ensaio foi assinado pelo fotógrafo Rodolfo Sanches.
  • Em janeiro de 2023, ela foi cotada para participar do BBB 23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.