Hortência de Fátima Marcari

Hortência de Fátima Marcari – biografia, vida pessoal, carreira, fatos e curiosidades

Última atualização em 5 de janeiro de 2023

Hortência de Fátima Marcari nasceu no dia 23 de setembro de 1959 na cidade de Potirendaba, em São Paulo. A ex-jogadora de basquete ficou conhecida pela brilhante carreira como atleta, chegando a se considerar melhor jogadora em copas do mundo.

Hortência tem altura de 174cm. Sua idade é 64 anos. Seus filhos são João Oliva e Antônio Victor Marcari Oliva.

Sumário

Vida Pessoal

Hortência de Fátima Marcari

Nascida no interior de São Paulo, Hortência mudou-se para Santo André aos 9 anos de idade. Em Santo André, ela começou a se interessar por esportes e atletismo, chegando a fazer parte da equipe de basquete da escola a convite de Waldir Pagan, professor de educação física na escola dela.

Mãe de João Victor Marcari Oliva, fruto da união com o empresário João Victor Oliva, e Antônio Victor (DJ), ela foi casada duas vezes. Separada do empresário, Hortência namorou o jogador de futebol Rodrigão por cinco anos.

Em 2012, o filho dela foi indicado ao “Prêmio Brasil Olímpico 2012” pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). O jovem cresceu ao lado de cavalos por conta da criação do pai em Araçoiaba da Serra (SP). Atualmente, ele treina no Clube Hípico de Santo Amaro (São Paulo) durante a semana.

Em 2019, a ex-atleta revelou à imprensa que estava se envolvendo, de forma amorosa, com uma pessoa. Desde a época, ela mantém o nome da pessoa em segredo. Em entrevista ao “Jornal Extra”, a libriana contou que não queria revelar a identidade do affair porque gosta de curtir os amigos e viajar sem sentir-se presa.

Com 63 anos de idade e 1,74m de altura, Hortência é muito cuidadosa com sua saúde, chegando a não comer carne vermelha ou tomar refrigerante. Para isso, a libriana é acompanhada por uma nutricionista e segue uma rígida rotina de exercícios físicos. Além disso, ela é vaidosa e adora cuidar da pele, do cabelo e das unhas.

Carreira

Hortência começou no esporte durante a época da escola. Em Santo André, um professor de educação física enxergou o potencial da jovem e incentivou-a a estudar basquete. Na época da escola, ela não tinha condições de comprar os equipamentos necessários e, muito menos, pagar um treinador. Com isso, ela buscou incentivo no projeto “Adote um Atleta”, organizado pela Secretaria de Esportes, e foi patrocinada pela Indústria Caloi.

Em 1973, a paulistana começou a jogar no time de São Caetano do Sul, onde iniciou a sua carreira profissional. Em 1976, ela assinou contrato com o time de Catanduva (SP).

No time, a jogadora foi vencedora dos campeonatos paulistas de 1978, 1979 e 1980.

Com 17 anos de idade, Hortência estreou na Seleção Brasileira de Basquete Feminino. Em 1978, conquistou o primeiro título pela seleção no Campeonato Sul-Americano. Durante as décadas de 80 e 90, a jogadora recebeu medalhas e venceu competições pela Seleção Brasileira. Por conta disso, tornou-se a jogadora de basquete que mais pontuou com a camisa da Seleção Brasileira.

Fatos e Curiosidades

  • Hortência posou nua para a Revista Playboy aos 27 anos de idade. Na edição, o ensaio da atleta contou com 10 páginas assinadas pelo fotógrafo J.R. Duran.
  • Em 2023, ela foi cotada para participar do BBB 23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.