Fátima Bernardes

Fátima Bernardes – quem é, perfil, biografia, vida pessoal, carreira, fatos e mais

Última atualização em 3 de dezembro de 2022

Fátima Gomes Bernardes nasceu em 17 de setembro de 2022 no Méier, subúrbio do Rio de Janeiro. A jornalista é reconhecida nacionalmente por ter ocupado a bancada do Jornal Nacional ao lado de William Bonner. Atualmente, a carioca apresenta o programa musical “The Voice Brasil”, na TV Globo.

Sumário

Vida Pessoal

Fátima Bernardes foto

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, Fátima é filha de Eunice Gomes Fernandes e Amâncio da Costa Fernandes e irmã de Vânia Bernardes, professora de Química na Universidade de Toulouse.

Com apenas sete anos de idade, Fátima começou a estudar balé e tornou-se uma bailarina profissional na adolescência. Com isso, ela decidiu cursar Jornalismo para tornar-se uma crítica de dança.

Em 1987, a carioca casou-se pela primeira vez com o engenheiro Marcelo Carioca. A união durou até o ano de 1989. Em 1990, ela anunciou o relacionamento com o jornalista William Bonner. Na segunda união, Fátima tornou-se mãe dos trigêmeos Beatriz, Laura e Vinícius após o procedimento de inseminação artificial.

Os jornalistas assinaram o divórcio em 2016, ou seja, após 26 anos de casamento e o nascimento de três filhos. Em 2017, ela anunciou o atual relacionamento com o deputado Túlio Gadêlha.

Em 2020, Fátima foi diagnosticada com câncer no colo de útero, doença que geralmente atinge mulheres entre 45 e 50 anos, e precisou fazer uma cirurgia. Em suas redes sociais, ela contou que descobriu a doença em estágio inicial através de exames de rotina e deixou uma importante mensagem para todas as mulheres do país: cuidem-se! Recuperada, a carioca segue os seus projetos na televisão com vigor e alegria.

Carreira

Fátima Bernardes the voice brasil

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bernardes iniciou a carreira no último ano de faculdade em jornais de bairro do “O Globo”. Na empresa, foi contratada para trabalhar no impresso “Segundo Caderno”. Em 1986, participou de uma formação para telejornalismo oferecida pela TV Globo.

Após a realização do curso na TV Globo, a jornalista foi contratada pela emissora enquanto estagiária no “Fantástico”. Em 1987, a jornalista foi transferida para a afiliada da TV Globo, RJTV, onde assumiu a bancada do telejornal. Enquanto isso, ela trabalhou em matérias pontuais para o “Jornal Hoje” e o “Jornal da Globo”.

Em 1989, Bernardes assumiu a bancada do “Jornal Nacional”, principal telejornal da TV Globo, ao lado do jornalista Eliakim Araújo. Posteriormente, William Bonner assumiu a bancada no lugar de Eliakim e deu início a uma parceria de 14 anos com a jornalista. No Jornal Nacional, Bernardes continuou fazendo coberturas na rua, como é o caso dos atentados no 11 de setembro nos Estados Unidos, e atuou como editora executiva.

Em 2011, a jornalista saiu da bancada do JN e iniciou um ciclo como apresentadora através do projeto “Encontro com Fátima Bernardes”, voltado para o entretenimento e a informação. Após 10 anos na apresentação do programa matutino, ela foi transferida para apresentação do programa musical “The Voice Brasil”. 

Fatos e Curiosidades

  • Em entrevista, Fátima contou que cortou o cabelo curto durante a apresentação do “Jornal Nacional” porque queria ser vista pelo público e criar uma marca pessoal em sua imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.