Evaristo de Oliveira Costa Merigo, simplesmente conhecido como Evaristo Costa, nasceu no dia 30 de setembro de 1976 em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O jornalista brasileiro ficou conhecido pela apresentação de telejornais na TV Globo. E depois entre 2019 e 2021, o comunicador trabalhou no canal de notícias CNN Brasil. Em setembro de 2021, ele foi demitido pela CNN Brasil.
Perfil
- Nome artístico: Evaristo Costa
- Nome completo: Evaristo de Oliveira Costa Merigo
- Profissão: Jornalista
- Data de nascimento: 30 de setembro, 1976
- Idade: 47 anos
- Signo: Libra
- Esposa: Amalia Stringhini
- Filhos: Antonella Stringhini Merigo, Francesca Stringhini Merigo
- Instagram: evaristocostaoficial
Vida Pessoal
Filho de Ione de Oliveira Costa Merigo e José Evaristo Merigo, Evaristo nasceu e criou-se no interior de São Paulo. Com apenas 13 anos de idade, começou a trabalhar como operador de áudio na Rádio Bandeirantes em São José dos Campos. Desde a infância, o paulistano demonstrava que seria um comunicador: seja entrevistando os pais e colegas de escola ou usando a mesa como uma bancada.
Desde 2008, o libriano é casado com a administradora e educadora Amalia Candido Stringhini, entretanto, o jornalista só revelou a identidade da esposa em 2022. Na ocasião, Evaristo publicou uma declaração de amor para a esposa nas redes sociais e ainda postou uma foto antiga do casal na internet. Da união, nasceram as filhas Francesca (2011) e Antonella (2013).
Em 2017, Evaristo e sua família mudaram-se para Cambridge, na Inglaterra. Nas redes sociais, a esposa do jornalista revelou que o motivo da mudança é a formação acadêmica dela, já que ela conquistou uma bolsa de pós-graduação na Universidade de Cambridge. Dessa forma, a família mudou-se para apoiar Amalia e viver novos ares após os seus respectivos dois AVCs em 2015.
Carreira
Formado em Jornalismo pela Universidade Braz Cubas, localizada em Mogi das Cruzes, o jornalista começou a carreira em uma produtora de programas para a televisão. No primeiro emprego, o comunicador era estagiário e produziu um programa semanal que era transmitido na Rede Vida.
Após dois anos, o jornalista foi contratado pela TV Vale do Paraíba, afiliada da Rede Globo. Na televisão local, ele preparava reportagens de rua e apresentava a primeira edição do SPTV. Em 1999, Costa saiu de sua cidade natal para trabalhar em São Paulo no programa “Mais Você”.
Em entrevista ao Memória Globo, o comunicador contou que perdeu a voz no primeiro trabalho no programa devido ao nervosismo da estreia. Nas férias do programa de variedades, ele produziu reportagens para o jornalismo da emissora. Com o sucesso do trabalho, ele continuou nos telejornais da casa.
Em 2004, Costa assumiu a bancada do “Jornal Hoje” ao lado da jornalista Sandra Annenberg. Em entrevista, o paulistano aponta que contou com o apoio de Sandra Annenberg para desenvolver o perfil de âncora de um telejornal e que precisou estudar muito para assumir o telejornal no horário do almoço. Conhecido pelo bom humor, o jornalista cativou os telespectadores.
Em 2019, Evaristo Costa assinou contrato com a CNN Brasil. No canal de notícias, ele apresentou o “CNN Series Originais”.
E em setembro de 2021, Evaristo Costa foi demitido pela CNN Brasil.
Fatos e Curiosidades
- Em 2018, Costa dublou o personagem Chad, apresentador de telejornal, para o filme de animação “Os Incríveis 2”;
- Em maio de 2019, o jornalista foi alvo de uma fake news criada por internautas. Na ocasião, alguns sites noticiaram a morte de Evaristo em um grave acidente de carro, entretanto, a situação nunca aconteceu. Com isso, o paulistano precisou postar em suas redes sociais que a notícia era falsa e ele estava mais vivo do que nunca.
- CNN Brasil demitiu Evaristo Costa quando ele estava de férias.