Dan Stulbach

Dan Stulbach – atora brasileiro, biografia, vida pessoal e profissional, curiosidades

Dan Filip Stulbach nasceu no dia 26 de setembro de 1969 em São Paulo. O ator e comunicador brasileiro ficou conhecido nacionalmente através da novela “Mulheres Apaixonadas”, exibida na TV Globo. Ele interpretou o político corrupto Ibrahim Chaguri na novela “Pantanal”.

Sumário

Perfil

  • Nome artístico: Dan Stulbach
  • Nome completo: Dan Filip Stulbach
  • Data de Nascimento: 26 de setembro, 1969
  • Idade: 54 anos
  • Signo: Libra
  • Altura: 1,88m
  • Filhos: Anita Albertani Stulbach
  • Esposa: Simone Ferreira Souza

Vida Pessoal

Dan Stulbach

Filho da arquiteta e tradutora Ewa Parszewska Stulbach e do engenheiro Joseph Stulbach, Dan cresceu em uma família de imigrantes poloneses e aprendeu a falar a língua polonesa com eles. Na infância, ouvia as histórias do avô judeu sobre a vida na Polônia e, principalmente, durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Sua irmã mais nova, Tamara Stulbach, é nutricionista e mãe do único sobrinho do paulista. Durante a infância e adolescência, estudou no tradicional Colégio Rio Branco. Após a conclusão do Ensino Médio, prestou vestibular e foi aprovado em três cursos: Medicina, Administração e Engenharia.

Formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ele chegou a participar do grupo de teatro amador “Tangerina” por cerca de oito anos. Na época, ele também participava das aulas de teatro na Escola de Arte Dramática da USP.

Com o interesse de aprender inglês, o paulista viveu por um período em Nova York. Na época, ele trabalhou como pipoqueiro e aproveitava o tempo livre para assistir a muitos espetáculos teatrais.

Com a vida íntima sempre discreta, o libriano é casado com a jornalista e documentarista Heloísa desde 2008. Da união, nasceram os filhos Anita e Davi. Em entrevista à Revista Quem, Dan conta que fala com os filhos diariamente – quando está longe da família – e sente que a vida tornou-se mais preciosa após a paternidade.

Em 2022, o paulista viajou com o filho Davi para acompanhar o último jogo da Copa do Mundo no Catar. Nas redes sociais, o ator comentou que gostaria de realizar sonhos ao lado de quem ama e compartilhou fotos com o filho durante a viagem.

Carreira

Em 1990, Stulbach estreou enquanto ator profissional na peça de teatro “Peer Gynt”, baseada no texto de Ibsen, e interpretou o personagem Peer Gynt. Em 1996, estreou na televisão fazendo pequenas participações na telenovela “Rei do Gado”, exibida na TV Globo.

A partir de 1997, ele participou de muitas telenovelas na emissora global. Em 2003, ele interpretou o personagem Marcos em “Mulheres Apaixonadas” e tornou-se reconhecido nacionalmente pelo público. Na trama, ele deu vida a um personagem violento e controlador e, chegou a agredir a esposa Raquel.

Em 2004, Stulbach interpretou o personagem Edgard Legrand na novela “Senhora do Destino”. Com o papel, o artista conseguiu retirar a imagem ruim com o público ao interpretar um moço talentoso.

No decorrer dos anos, o artista trabalhou entre a atuação e a comunicação. Recentemente, ele interpretou o personagem Deputado Ibrahim Chaguri, um político corrupto, na novela das nove “Pantanal”. Em entrevista ao Jornal O Globo, o ator conta que decidiu trabalhar no personagem para trazer uma recepção ambígua do público, ou seja, que eles amassem e também detestasse o personagem.

Fatos e Curiosidades

  • Dan é apaixonado por esportes e torce pelo time de futebol Corinthians, tendo o saudoso jogador Sócrates como ídolo;
  • Em entrevista ao Mais Você, o ator pediu que todos os corruptos do país fossem presos. O apelo ocorreu após a apresentadora comentar sobre os últimos escândalos do Governo Temer.

Clique e leia Perfis e Biografias de outros jornalistas e atores de que gosta.

Última atualização em 3 de março de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *