Sabrina da Fonseca Borges Fernandes, mais conhecida como Sabrina Fernandes, nasceu em 26 de julho de 1988, na cidade de Goiânia, capital de Goiás. A socióloga brasileira é conhecida pelo “Tese Onze”, seu canal no YouTube.
Sumário
Vida Pessoal
Sabrina começou a estudar inglês aos 13 anos de idade e, com apenas 16 anos de idade, já ministrava aulas do idioma. Com isso, conquistou uma bolsa de estudos para o Canadá e viveu no país durante a graduação. Em 2015, a goiana voltou ao Brasil por conta do ativismo e vida pessoal.
Sabrina foi casada com Thiago Avila, socioambientalista e produtor do canal de YouTube “Bem Vivendo”. Durante a união, o casal era frequentemente visto em manifestações populares e em vídeos produzidos por eles no YouTube. Em 2021, Thiago chegou a ser preso durante uma ação de despejo no Distrito Federal. Por conta disso, Sabrina e outros youtubers engajados politicamente, como é o caso de Laura Sabino, fizeram campanha para a soltura do influenciador em suas redes sociais.
Carreira
Formada em Economia pela Universidade St. Thomas, no Canadá. Fernandes seguiu a carreira acadêmica e tornou-se mestra em Economia Política com a tese “A indústria de cursinhos e o avanço da agenda neoliberal de educação no Brasil: estudo de caso em Goiânia” pela Universidade de Brasília (UnB).
Em 2017, a socióloga tornou-se youtuber com a criação do canal “Tese Onze”. Inicialmente, o projeto era voltado para abordar os elementos de sua pesquisa acadêmica. Com o decorrer do canal e o seu respectivo sucesso, Fernandes ampliou os temas abordados no canal ao referenciar Karl Marx e outros tantos assuntos.
O nome do projeto “Tese Onze” surgiu da décima primeira tese de Karl Marx em “Teses sobre Feuerbach” em que ele afirma que: “Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Dessa forma, podemos entender que o projeto de Fernandes é voltado para democratizar a política a fim de movimentar a população em busca de mudanças na sociedade.
Em 2019, Fernandes lançou o seu primeiro livro intitulado “Sintomas mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira”. Na obra, a socióloga aborda a crise política que ocorre no Brasil desde 2014. Além disso, ela explica o movimento de despolitização da sociedade e a fragmentação da esquerda brasileira com base em sua tese de mestrado.
Em 2020, ela publicou o seu segundo lugar. A obra “Se quiser mudar o mundo” é voltada para os leigos em política que tenham interesse em aprender sobre o assunto. Atualmente, Fernandes é influenciadora digital, youtuber e colunista da Jacobin, uma revista de Nova York.
Fatos e Curiosidades
- Em 2018, Sabrina Fernandes venceu o “Prêmio Tese Destaque”, voltado para a valorização de estudantes de pós-graduação, com a tese “Crise de Práxis: Fragmentação da Esquerda e Despolitização no Brasil”;
- Durante as eleições de 2018, Sabrina e Thiago Avila fizeram campanha pelo candidato Haddad na “Banquinha da Democracia”, em uma rodoviária em Brasília. O casal afirmou que conseguiu virar cerca de 150 votos na ocasião.
Redes Sociais
- YouTube: @TeseOnze
- Facebook: /teseonze
- Instagram: @teseonze
- Twitter: @safbf
Uma resposta para “Sabrina Fernandes – biografia, vida pessoal, carreira, fatos e curiosidades”
E em arte, em Sabrina? Por que o PT é tão barango e brega? Idem PSOL.
Temos a violência cultural (brega e kitsch) do PT e da Rede Globo. Todos os dias nas casas de muitos brasileiros, e, também, bares, restaurantes, no SUS do país. A Rede Globo 🤮 é falsona, brega, de um mau gosto enorme, além de mentir e omitir notícias importantes😱. O PT é cafona.