Guia de Amamentação

Amamentação

Você decidiu amamentar seu bebê?

Parabéns por tomar uma decisão saudável que traz inúmeros benefícios para o seu bebê e para você também.

A amamentação tem sido o principal método de alimentação de bebês ao longo da história. Embora nos anos 1960 o uso de fórmulas tenha se tornado mais popular, nas últimas décadas tem havido um aumento gradual na volta à amamentação, especialmente à medida que os pais têm sido informados sobre seus benefícios para a saúde.

Uma Bebida Nutricional Estelar

Especialistas recomendam a amamentação porque ela oferece nutrição completa ao seu filho. Ela é rica em nutrientes como gorduras, proteínas, carboidratos, anticorpos, enzimas e vitaminas.

Além disso, os bebês também se beneficiam de todo o tempo de aconchego e carinho com você durante a amamentação.

Você pode ouvir enfermeiras ou parteiras falando sobre os diferentes estágios do leite materno. Estes são:

  • Colostro: O primeiro leite que sai dos seus seios é chamado de colostro, um leite carregado de nutrientes, repleto de anticorpos e proteínas. Geralmente é espesso e pode ser transparente, amarelo ou até laranja devido ao beta-caroteno que contém.
  • Leite materno de transição: Este leite é parcialmente colostro e parcialmente leite materno maduro. A fase de transição entre o colostro e o leite maduro pode durar até cerca de seis semanas após o nascimento.
  • Leite materno maduro: Este é o leite materno regular que você continuará a produzir até parar de amamentar.

Os Benefícios da Amamentação

Existem inúmeros benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Para os bebês, a amamentação pode reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil, infecções de ouvido, diabetes tipo 1, obesidade e asma, entre outras condições.

Para as mães, a amamentação pode diminuir o risco de pressão alta, diabetes tipo 2, câncer de mama e câncer de ovário.

Quanto Tempo as Mães Devem Amamentar?

Qualquer quantidade de amamentação é benéfica para os bebês, mas eles terão mais benefícios se as mães continuarem a amamentar pelo maior tempo possível.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação exclusiva até que a criança tenha pelo menos seis meses de idade, mas idealmente por no mínimo um ano. A amamentação pode continuar até os 2 anos de idade, junto com a introdução de alimentos sólidos.

Em última análise, cabe às mães decidirem por quanto tempo amamentar seus filhos. Considerando suas circunstâncias únicas e levando em conta o conselho dos especialistas, você encontrará o que funciona melhor para sua família.

Existe Mais de Um Tipo de Amamentação?

Ao pesquisar sobre amamentação ou conversar com outras mães, você pode ouvir falar sobre mães que amamentam e complementam com fórmula, ou aquelas que dizem que amamentam exclusivamente. Se você é nova nesse universo, isso pode ser confuso.

Mas não se preocupe, não é complicado. Vamos ver os tipos de amamentação para que você possa entender suas opções.

  • Amamentação exclusiva: Isso significa que você oferece apenas leite materno ao seu bebê — sem fórmula, cereais ou alimentos sólidos. É o que os profissionais de saúde recomendam que todas as mães façam por pelo menos seis meses.
  • Amamentação parcial: Você pode ter problemas de produção de leite que impedem a amamentação exclusiva. Uma opção é amamentar em algumas mamadas e oferecer fórmula em outras.
  • Amamentação com alimentos sólidos: Quando seu filho atingir de 4 a 6 meses, pode ser hora de introduzir alimentos sólidos. Você pode continuar amamentando enquanto ele come alimentos sólidos.

Encontrando a Pega Correta

Ao iniciar sua jornada de amamentação, você vai ouvir muito sobre a “pega” do bebê. Pode ser um termo novo para você, mas é importante. Se o bebê tiver uma pega ruim, ele pode não conseguir mamar o suficiente, e você pode acabar com mamilos rachados ou sangrando — uma situação desconfortável para ambos.

Se o bebê tiver a pega correta, ele conseguirá mamar o suficiente, e você não ficará procurando desculpas para parar de amamentar, pois seus mamilos não ficarão doloridos.

Usar uma posição confortável para amamentar pode ser seu melhor aliado para estabelecer uma boa pega para o bebê. Encontre uma cadeira de amamentação confortável e com bom suporte para as costas. Você pode achar que uma almofada de amamentação ajuda seu bebê a encontrar a pega correta.

Se você tiver dificuldades para segurar o bebê em uma posição que funcione bem para amamentar, continue explorando diferentes maneiras de segurá-lo durante a amamentação.

Problemas Que Você Pode Enfrentar Durante a Amamentação

Amamentar pode ser natural, mas nem sempre é fácil. Você pode se sentir desconfortável no início ou ter dificuldade em encontrar a pega ou a posição correta que funcione para você e seu bebê. Mas, com o tempo e um pouco de dedicação, você estará amamentando como uma profissional em pouco tempo.

Aqui estão alguns dos problemas comuns que você pode enfrentar.

  • Ingurgitamento: Quando você experimenta o ingurgitamento mamário, seus seios ficarão desconfortáveis, duros, doloridos e aumentados. Isso acontece se você não amamentar com frequência suficiente ou quando sua produção de leite aumenta. Tente amamentar pelo menos uma vez a cada três horas — seu bebê provavelmente estará com fome nesse intervalo de tempo.
  • Mamilos doloridos: Garantir que a pega esteja correta ajudará muito a resolver esse problema. Além disso, após a amamentação, esfregue algumas gotas do seu leite nos mamilos e deixe suas propriedades calmantes agirem.
  • Ductos de leite bloqueados: Nódulos duros e doloridos podem se formar nos ductos de leite. Isso geralmente causa desconforto, vermelhidão e inchaço. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo uma pega ruim, excesso de leite, ingurgitamento, desidratação, falta de sono, desmame ou até sutiãs apertados com arames.
  • Mastite: Trata-se de uma infecção mamária que causa muita sensibilidade, dor, vermelhidão e inchaço. Você pode precisar de antibióticos, mas é seguro continuar amamentando.
  • Problemas de produção de leite: Algumas mulheres não produzem leite suficiente para amamentar exclusivamente. Se você acha que sua produção está baixa, existem coisas que você pode fazer para aumentá-la.

Preocupações com a Produção de Leite

Como o leite materno é vital para o seu bebê e é difícil saber quanto ele está realmente consumindo durante a amamentação, muitas mães se preocupam em não produzir leite suficiente. É uma preocupação comum, mas geralmente infundada. A maioria das mulheres é capaz de produzir leite suficiente para as necessidades do bebê.

O importante é lembrar que o que pode não parecer suficiente para você geralmente é o suficiente para o seu bebê. Você não está alimentando um adulto com seu suprimento de leite. Recém-nascidos geralmente precisam de apenas algumas onças por vez.

À medida que seu bebê precisar de mais, seu corpo começará a produzir mais. Se você estiver preocupada em não ter leite suficiente, comece a criar um estoque no freezer. Se o bebê acabou de mamar de um lado e está satisfeito, tire o leite do outro seio e guarde o excedente no freezer para uma emergência.

Produtos Que Você Vai Querer ou Precisar

Mesmo que você planeje amamentar exclusivamente, há produtos que você vai precisar para fazer isso com sucesso. A primeira coisa que você vai aprender como uma nova mãe é quanto equipamento é necessário para criar um bebê nos dias de hoje.

Aqui estão alguns dos itens que você pode querer adicionar à sua lista de desejos de amamentação para o seu chá de bebê.

  • Bomba de tirar leite: Não é viável estar com seu bebê 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mais cedo ou mais tarde, você precisará de uma bomba manual ou elétrica para extrair leite materno, para que seu bebê tenha leite mesmo quando você não estiver por perto.
  • Sutiã de amamentação: Isso tornará simples e conveniente para você começar a amamentar sempre que seu filho precisar de leite.
  • Absorventes para seios: Absorventes podem ajudar a disfarçar vazamentos de leite. Nada de manchas embaraçosas na camisa.
  • Almofada de amamentação: Isso pode poupar seus braços da fadiga de segurar o bebê constantemente. Você pode comprar capas para sua almofada de amamentação para mantê-la limpa ou limpá-la conforme necessário.
  • Capas de amamentação: Isso dará a você privacidade quando estiver em público com um bebê faminto.
  • Mamadeiras para bebês amamentados: Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar de alguém para ajudar nas mamadas. Se você estiver no trabalho, doente ou tiver um parceiro que quer participar, as mamadeiras podem ser cruciais para seus planos de amamentação.
  • Sacos para armazenamento de leite materno: Você pode colocar esses sacos no freezer para criar seu estoque de emergência de leite materno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *