viajar com id jovem

Taxas e tarifas para viajar com ID Jovem

Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem,que é sobre as suas taxas e tarifas com esse benefício. Nos acompanhem aqui, para saber essa e outras dúvidas que pairam no ar. Confira abaixo tudo sobre a ID Jovem, tire as suas dúvidas e comece a planejar uma viagem, para conhecer a tantas belezas que podem ser encontradas pelo nosso Brasil.

O que significa a ID Jovem

id jovem

A Identidade Jovem é um documento que é digital, criado pelo Governo Federal, com a finalidade de que sejam garantidos alguns benefícios que sejam concedidos para os jovens que são considerados como de baixa renda. É um documento que faz parte da Lei da Juventude e sem o custo de taxas ou de tarifas para o cadastramento desse benefício.

Um novo documento para os jovens

Assim pode ser definido a ID Jovem, que dá direito a vagas de graça ou com desconto no sistema de transporte coletivo, possibilitando o acesso também à meia-entrada em eventos esportivos, artísticos, culturais e outros mais. É considerado como um novo documento da juventude do Brasil, que é fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude, que a sua emissão é totalmente de graça.

Requisitos para se ter esse benefício

Para ter direito é preciso que o jovem tenha a idade entre os 15 até os 29 anos, pode ser estudante ou não, deverá estar inscrito no CadÚnico, com um NIS que esteja ativo, com informações atualizadas há pelo menos 2 anos, com uma renda familiar per capita que não ultrapasse a até 2 salários mínimos federais e que estejam em vigência.

Os benefícios garantidos por Lei com a ID Jovem

Taxas e tarifas para viajar com ID Jovem

É possível ter uma reserva de 2 assentos em viagens que são interestaduais 100% de graça ou 2 assentos com no mínimo 50% de desconto nessa gratuidade do valor real da passagem, sendo que são válidos para essa viagem, além dos ônibus, os trens e os barcos que são de classe convencional e também ter meia entrada em museus, cinemas, shows, teatros, eventos esportivos e etc.

As taxas e tarifas para se viajar com a ID Jovem

Com esse benefício o jovem que se enquadrar em seus requisitos não terá de pagar as passagens de ônibus ou irá pagar com um desconto de 50%. Porém, as despesas com alimentação, pedágios, taxas de embarques e outros serviços que não estejam contemplados por esse programa, deverão ser pagas pelo próprio jovem, sendo gratuito ou com desconto o bilhete de viagem para esse jovem. 

O local que é feito o cadastro

O local do cadastro da ID Jovem é o CRAS, que é um Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Na maioria dos casos, esse centro pode ser encontrado numa sede de sua Prefeitura do município. Para esse cadastro será necessário que leve todos os documentos pessoais que são dos integrantes da sua família. .

Os documentos necessários

Os documentos a serem apresentados são os documentos pessoais dos integrantes de uma mesma família, como o comprovante de endereço, de renda, as carteiras de trabalho de todos os trabalhadores que são dessa família, o RG, CPF, título de eleitor, certidão de casamento, contratos de aluguel e atestados de matrícula escolar, se houver estudantes.

Como deverá ser feito o cadastro

cadastro id jovem

O cadastro para a ID Jovem é com o primeiro passo com o jovem inscrito no CadÚnico, que é um acesso em Programas que são do Governo Federal. Por ele, os dados dos jovens são analisados e se for aprovado, será gerado um número de NIS, que é um Número de Identificação Social, que posteriormente será utilizado para que seja gerado a sua ID Jovem.

Como saber o seu NIS

O NIS é denominado como o Número de Identificação Social ele também pode ser consultado através do Cartão Cidadão, no extrato do FGTS desse jovem, se ele já tiver ou na carteira de trabalho. O cadastro para esse jovem ter o benefício da ID Jovem deve estar atualizado há pelo menos 24 meses ou 2 anos, procurando um CRAS ou o setor responsável pelo CadÚnico que fica situado em sua cidade.

A geração da sua ID Jovem

viajar com id jovem

Após a inclusão do nome do jovem ao CadÙnico e com a aprovação do seu cadastro pelo Cras, será a hora de gerar a sua ID Jovem. Há 2 opções para essa geração, uma que é pelo aplicativo oficial desse programa, com download de forma gratuita, em lojas da Apple Store, Windows e Google Android. Outra forma seria em seu site oficial desse programa que é o Site aqui.

Passo a passo gerar ID Jovem online

O ID Jovem é bem fácil, rápido e simples de emitir. Tudo é feito via internet e você terá esse documento em poucos minutos. É necessário ter uma foto em seu computador para inserir no campo específico. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse site oficial Secretaria nacional de juventude pelo link: AQUI
  2. Preencha Número do NIS, se não souber o que é, consulta via link acima.
  3. Preencha Nome Completo
  4. Depois também preencha Nome a mãe
  5. Coloque seu E-mail
  6. Informe seu Telefone e Data de nascimento
  7. Insira sua foto do seu computador ou celular

Já entende como funciona? Beleza, adquira sua ID jovem agora e desfruta as vantagens. Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Comente o que você achou desse programa destinado a jovens de renda baixa. Compartilhe com alguém que você conhece e que se interessaria em participar desse benefício.

Como deve ser o seu uso

A ID Jovem após ser gerada com o seu número de NIS, que poderá ser aproveitada, com o jovem tendo acesso aos muitos benefícios desse programa. O documento virtual baixado em seu aplicativo e depois que entrar com todas as suas credenciais de acesso na tela principal, se terá um link para que seja acessada essa ID Jovem, através do QR Code, que servirá para que possa apresentar esse documento em um guichê.

Por quem é controlado o programa e o seu aplicativo

O aplicativo da ID Jovem, que é um documento virtual e o site são controlados pela Caixa Econômica Federal, que é a desenvolvedora desses programas, pelo aplicativo e também por todas as informações que são para esse jovem obter esse benefício e por alterar os seus dados, emitir uma segunda via e ter muitas outras informações através desse banco que é público e que se encontra em todo o Brasil..

O que não pode com o bilhete de viagem

Com o bilhete de viagem adquirido com a ID Jovem ou com o desconto, não poderão ser transferidos para outra pessoa e o beneficiário desse programa também não poderá realizar uma reserva em mais de um horário para um mesmo dia ou para um mesmo destino em sua viagem.  As empresas também não são obrigadas a conceder esse benefício pela internet, mas sim concedê-lo em seu guichê. Emita a sua ID jovem.

Viajar com ID jovem tem muitas vantagens. Emita a sua identidade Jovem agora e aproveite todos os benefícios.

Última atualização em 16 de maio de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *